Capoeira

Capoeira é um jogo de esquiva, um jogo malicioso que foi desenvolvido pelos escravos africanos que foram trazidos para Brasil a partir de XVI século.

Dentro esta forma de arte marcial, a astúcia e a agilidade são mais importantes de que a força bruta; não é o lei de mais forte, mas do mais malicioso.

carybe3low

A capoeira mexe musica, jogo, dança, acrobacia e luta dentro uma experiência coletiva energética que é a roda – o teatro circular do jogo – dirigida pela a ‘bateria’ e puxada pelas cantas. A roda é um lugar de expressão onde todos contribuem para o desenvolvimento de cada um; durante uma roda, cada capoeirista troca seu papel de musico, cantador, lutador e jogador.

Capoeira também traz possibilidades de fazer viagens, conhecer o Brasil, sua língua e codigo cultural e corporal, desenvolver a improvisação e também o desenvolvimento social, a generosidade e um senso de ritmo e melodia. Capoeira deixa o corpo se movimentar, mas não é um esporte propriamento dito porque não existe uma competição reconhecida. Cada um faz este arte segundo os seus possibilidades e se desenvolve seguindo o seu ritmo. Não se trata aqui de ganhar ou de perder, mas sim de se entregar ao jogo.

carybetr

A capoeira foi muito tempo proibido e severamente reprimido em Brasil, porque era uma maneira de manter a identidade cultural própria dos escravos. Assim ela funcionou como uma forma de resistência cultural contra o regime injusta e desigual. Alem disso, a capoeira também era uma preparação para a luta física, e foi assim usada pelos escravos fugidos e as maltas e bandas das grandes cidades. Só em 1937, em São Salvador da Bahia, o seu ensino foi legalizado. Desde quando, ela continuou se desenvolver até os dias de hoje, onde ela se tornou a segunda atividade física nacional depois o futebol. As comunidades de ensino, seja grupos ou escolas, contribuem para o seu desenvolvimento e asseguram a conexão com a tradição e os antepassados.

Como uma arte viva nascida da história do cativeiro, ela é ensinada hoje no mundo inteiro. Capoeira é no mesmo tempo uma contra-cultura, uma filosofia e um meio único de educação popular.

carybe15

Os desenhos aqui mostrados pertencem à artista Carybé (1911-1997)