Berimbau de Ouro

Escola de Capoeira Berimbau de Ouro

Em 1978, mestre Carne de Cobra, natural de Bahia, fundou uma escola de capoeira em Montes Claros, Minas Gerais: Associação de Capoeira Regional Berimbau de Ouro dos Irmãos Unidos de Mestre Carne de Cobra. Quando pouco tempo depois Marreta começa a dar aulas em Sete Lagos (MG), ele utilisa o nome do seu mestre, como é costume em Brasil: Associação de Capoeira Berimbau de Ouro. 

A escola de capoeira Berimbau de Ouro pretende divulgar uma capoeira completa, festiva e popular, ensinando todos aspectos desta arte. Os cores utilizados no logo são o preto, a réferência às raízes africanas; o branco, cor importante dentro a cultura afro-brasileira, e indicador de liberdade e pureza; e o ouro, réferência ao contexto histórico e geográfico da escola: Minas Gerais. 

O grupo Berimbau de Ouro utilisa uma sistema de graduação de cordões baseado nos cores de bandeira de Brasil, e que são trançados de 3 tranças:

Verde

Verde/Amarelo

Amarelo

Amarelo/Azul

Azul                                                         (Aluno Formado/Professor)

Verde/Amarelo/Azul/Branco     (Contra-Mestre)

Branco                                                   (Mestre)

 

Mestre Marreta

Em 1984 mestre Marreta chegou pelo primeira vez em Europa, em Portugal, onde comecou dar aulas em Lisboa, assim se tornando uns dos primeiros professores a dar aula em Europa. Depois ter vivido em Paris e Bochum (Alemanha), ele montou seu sede em Amsterdam (Holanda) e no mesmo tempo continou a escola em Montes Claros, MG.

Mestre Marreta começou treinar capoeira em Montes Claros em 1976, primeiro com professor Baiano e quando ele partiu, com mestre Carne de Cobra, que deixou ele na liderança do grupo quando ele tambèm saiu da cidade de Montes Claros. Professor com 16 anos de idade, ele nunca mais parou desde quando.

Mestre Marreta foi convidado em vários capoeira workshops, eventos de dança e de musica em Europa e fora. Cada ano ele organiza juntos com o mestre Samara (Capoeira Senzala) o mais antigo evento de capoeira ainda existindo em Europa, o evento da Páscoa em Amsterdam. Outro evento marcante do grupo Berimbau de Ouro e mestre Marreta é o Encontro de Ano Novo em Amsterdam.

Mestre Marreta também tem vários projectos em Montes Claros, a cidade onde foi criada: um projecto social ligada na Escola de Capoeira Berimbau de Ouro e a eco-fazenda ‘Fazenda Mandacarú’. Mais informação: www.berimbau.nl

 

marreta