Pesquisas e publicações

Uma arte popular e o mundo académico.

Porque escrever uma pagina inteira sobre a relação entre a capoeira e pesquisa e racionalidade ciêntífica? O que um exponente da tradição oral – a capoeira – tem a ver com um auge da cultura éscrita, a ciência?

Bom, para começar, mesmo que a capoeira nasceu dentro a tradição oral, o que ainda tem uma presença forte dentro ela, também existe um corpus de literatura e reflexão sobre a capoeira que começa com os primeiros manuais e reflexões de vários mestres, e no momento resulta em milhares publicações sobre a capoeira. Entre elas tem biografías, manuais, artigos jornalísticos e reflexões baseado na experiência, como tem artigos ciêntíficos, livros e tèses de doutorados. Existe então um corpus escrito sobre essa ‘vadiação popular’ que é causa da dificuldade crescente para várias áreas de pesquisa de negar-lhe. No mesmo tempo tem um crescente aplicação de conhecimento ciêntífico pelos professores de capoeira no ensinamento e desenvolvimento desta arte, especialmente de áreas de esporte, pedagogia, ciências de movimentação, medicinas, história e ciências sociais. 

Ao lado disto, existe uma outra área onde a capoeira e a ciência se encontram cada vez mais, a área de educação e de terapias. Cada vez mais a capoeira é introduzida nas escolas e institutições de educação superior, as vezes como atividade, as vezes como matéria (obrigatório). Capoeira está ‘invadindo’ a casa da ciência, que é fundada na formação racional dos indivíduos. Já se fala sobre a adaptação de partes da estrutura científica segundo a ‘logica orgânica’ da capoeira. Isto parece um pouco improvável ainda, com vista à estrutura fundamental de capoeira, mas não podemos negar que estes dois parceiros improváveis cada vez mais influenciam um au outro. 

Como académico, Filósofo é formado em ciências políticas, filosofía e educação e eles formam as áreas de interesse principais enquanto a interação entre capoeira e o mundo. Capoeira como forma de resistência cultural, como lógica e pedagogía, e até como maneira de transcendência e interpretação do mundo são alguns dos temas sobre ele refleta. Filósofo tem publicados dois livros sobre capoeira e escreve colunas mensais para o website www.portalcapoeira.com, tudo que você pode achar nas subpagina’s deste site. Regularmente, ele também dá palestras e workshops sobre esses e outros temas nos eventos de capoeira e alèm. 

No momento Filósofo está envolvido num doutoramento sobre as possibilidades e alternativas de educação popular (de que a capoeira faz parte) para uma concepção de educação transformativa que tem como alvo a mudança.